Ampliação do Turismo de Natureza ajuda no crescimento de povoados no Maranhão
O Turismo de Natureza engloba atividades ao ar livre e a educação em ambientes naturais, onde o turista pode se envolver mais intimamente com o ambiente.
O Fórum Econômico Mundial elegeu o Brasil como o país com maior potencial para o turismo de natureza no mundo. Em 2014, os parques nacionais do Brasil receberam 6,6 milhões de visitantes, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
E os povoados do maranhão, próximos aos Lençóis Maranhenses, podem se beneficiar disso, como é o caso da cidade de Tutoia.
Conheça a cidade de Tutoia e seu Turismo de Natureza
Os Lençóis Maranhenses estão localizados na região de Tutóia, base de um dos ecossistemas de maior biodiversidade do país. A cidade também é circuncidada pelo Delta do Paraíba, estuário que faz divisa natural com o Piauí.
Por possuir duas das mais importantes reservas naturais do Brasil, o destino mistura diferentes estilos de paisagens, incluindo praias, rios, dunas, manguezais e lagoas de água doce.
Por isso, não faltarão roteiros de ecoturismo para todos os gostos. Ali, a única exigência é gravar todo o cenário, com fotos incríveis.
Ações vem fomentando o Turismo de Natureza na região
Diante deste grande potencial de oferecer um Turismo de Natureza aos visitantes, algumas ações estão sendo realizadas nos povoados de Tutoia com a finalidade de tornar essa uma atividade econômica na região.
É o que fizeram um grupo formado por meio da AMOPPE – Associação dos Moradores e Pescadores dos Povoados Estiva, Baixa da Madeira e Ponta de Faca no mês de abril, que puderam percorrer diferentes trilhas, rios e praias da região, catalogando quais espaços podem se tornar um potencial de turismo.
O setor de turismo é um dos mais esquecidos pelo poder público do município, mas a associação acredita que pode usar essa área para alavancar a economia local, usando os próprios moradores para isso.
Ou seja, o artesanato, a pesca e outros segmentos podem vir a crescer em virtude da chegada dos turistas que vão começar a frequentar Tutoia em busca do Turismo de Natureza.