fbpx
Uncategorized

O que conhecer em Praia Grande (2): Praça da Paz

Quer conhecer um lugar de Praia Grande pra aprender um pouco sobre a identidade da cidade, história e ainda ficar bem próximo do centro comercial?

A Praça da Paz (também conhecida popularmente como “Praça das Cabeças”), localizada no início do bairro Boqueirão em Praia Grande, em frente ao centro comercial Beatrix Boulevard. A praça circular, que serve de rotatória no cruzamento entre a Avenida Brasil e a Avenida São Paulo, tem sua principal característica os sete enormes bustos com cerca de 10 metros de altura e 30 toneladas cada, de autoria do escultor Gilmar Pinna.

O local foi inaugurado em 2007, no aniversário de 40 anos da emancipação da cidade de Praia Grande (19 de janeiro de 1967), e revitalizado em 2014 (depois de vandalismos, ganhando ainda um novo ornamento), sendo que em ambas as datas a prefeitura estava sendo ocupada por Alberto Pereira Mourão (PSDB).

As cabeças


As “cabeças” (bustos) foram feitas em aço carbono e ferro, mas por conta de vandalismos (pichações), recebeu cobertura de aço inoxidável.

Elas representam nomes tidos como defensores da paz e da não-violência:

Jesus Cristo

O mais antigo painel iconográfico do Cristo Pantocrator, datada do século VI e presente no Mosteiro de Santa Catarina, Egito
(Créditos: Wikimedia)

Jesus de Nazaré é a figura central do cristianismo e teria nascido na Judeia, parte do Império Romano. Jesus exerceu a profissão de carpinteiro e era tido como profeta, filho de Deus e a segunda pessoa da Santíssima Trindade, que veio ao mundo para pregar o Evangelho. Além de trazer palavras de paz, tolerância e amor, andava e agia com caridade junto aos mais pobres e humildes, e teria realizado milagres. Foi morto crucificado por soldados romanos, sob ordens do governador da Judeia Pôncio Pilatos. Segundo a Bíblia, Jesus ressuscitou três dias após sua marte e ascendeu aos céus. Muitos cristãos se baseiam nos escritos para aguardar sua segunda volta.

Maria Mãe de Jesus

A Virgem em Prece por Sassoferrato; cerca de 1650.
(Créditos: Wikimedia)

Maria (também conhecida como Virgem Maria, Nossa Senhora e Maria de Nazaré), Mãe de Jesus, é cultuada pelos cristãos. Na tradição bíblica, era casada com o carpinteiro José e foi escolhida por Deus para ser a progenitora de seu filho. Diversos relatos de invocações são tidos como aparições milagreiras na tradição católica. As aparições mais famosas no Brasil são: a Nossa Senhora de Fátima e a Nossa Senhora de Aparecida.

Madre Tereza de Calcutá

(Créditos: Brasil Escola)

Agnes Conxha Bojaxhiu, mais conhecida como Madre Teresa de Calcutá, nasceu no dia 26 de agosto de 1910, na cidade de Escópia, na antiga Iugoslávia. Ela foi reconhecida mundialmente por trabalhos de auxílios a pobres e doentes, em enormes missões de caridades passando por regiões do Terceiro Mundo onde imperam a extrema-pobreza. Foi vencedora do Nobel da Paz em 1979. Morreu em 5 de setembro de 1997, sendo beatificada em 19 de outubro de 2003

Mahatma Gandhi

(Créditos: Wikimedia)

Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido como Mahatma Gandhi, nasceu em Porbandar na Índia, no dia 2 de outubro de 1869. Foi um líder pacifista, anticolonialista e nacionalista do país. Foi a principal personalidade da independência da Índia, que era colônia britânica, utilizando de seu projeto de não violência como ferramenta de luta. Mahatma Gandhi morreu em Nova Délhi, Índia, no dia 30 de janeiro de 1948, assassinado por um nacionalista hindu.

Nelson Mandela

(Créditos: Domínio Público)

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em Mvezo, África do Sul, no dia 18 de julho de 1918. Foi um líder revolucionário, nacionalista e socialista democrático do movimento contra o Apartheid – legislação que segregava os negros no país. Por causa de um sua luta, foi condenado em 1964 à prisão perpetua, mas foi libertado em 1990, por conta da grande pressão internacional — que culminou com o fim do apartheid no ano seguinte. Após isso, foi eleito presidente da África do Sul, exercendo o mandato de 1994 a 1999. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em dezembro de 1993, pela “sua luta contra o regime de segregação racial”. Mandela faleceu em Joanesburgo, África do Sul, no dia 5 de dezembro de 2013.

Papa João Paulo II

(Créditos: retrato por Zbigniewa Kotyłły, Seminary Church of Lublin)

Karol Józef Wojtyła, mais tarde João Paulo II, nasceu em 18 de maio de 1920, na cidade de Wadowice na Polônia. Foi Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Teve o terceiro maior pontificado, que iniciou em 16 de outubro de 1978 e só terminou em 02 de abril de 2005 com sua morte (26 anos como Papa). Visitou 129 países durante seu pontificado, incluindo o Brasil por 4 vezes, onde visitou várias cidades e reuniu multidões. Defendeu a dignidade humana e se posicionou contra regimes ditatoriais na Europa. Exerceu, também, influencia para melhorar as relações entre a igreja católica e outras religiões. Foi canonizado em 2014, em uma cerimônia realizada pelo Papa Francisco.

Sérgio Vieira de Mello

(Créditos: Reuters/UOL)

Sérgio Vieira de Mello nasceu no Rio de Janeiro, no dia 15 de março de 1948. foi um diplomata brasileiro, Alto Comissário de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). Atuou como funcionário da ONU por 34 anos e participou de missões humanitárias no Líbano, Moçambique, Kosovo, Ruanda, Bangladesh, Sudão, Timor Leste, entre outras. No dia 19 de agosto de 2003, o Hotel Canal, no Iraque, onde o diplomata estava hospedado, sofreu um ataque provocado por um caminhão bomba. Mello morreu junto a outras 21 pessoas. Outros 150 ficaram feridos. O grupo terrorista Al Quaeda (o mesmo dos atentados contra as Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001) se responsabilizou pelo ataque. O diplomata é interpretado por Wagner Moura no filme da Netflix Sergio (2020).

A Influência Religiosa


Podemos notar que a cidade valoriza muito a identidade religiosa local, sendo que desses sete nomes, quatro representam a fé católica – bastante forte na cidade que sedia quatro paróquias da Diocese de Santos:

  1. Santo Antônio (Av. Castelo Branco, 1598), a mais antiga, criada em 06 de junho de 1967.
  2. Nossa Senhora das Graças (Praça Roberto Andraus, 11 – Cidade Ocian), criada em 27 de novembro de 1977.
  3. Nossa Senhora Aparecida (Av. Estados Unidos, 852 – Samambaia), criada em 06 de novembro de 2013.
  4. São Pedro (Rua São Benedito, 761 – Vila Caiçara), a mais recente, criada em 08 de março de 2020.


Segundo uma das placas descritivas da Praça:

“o maior objetivo deste local é estimular as pessoas a refletirem sobre a importância de cultivar sentimentos como amor, solidariedade, tolerância, amizade, generosidade, compreensão, caridade, respeito às diferenças e humildade. Sentimentos que, de maneiras diferentes, foram prática na vida das personagens retratadas na escultura que aqui se encontram.”

Além disso, subscreve-se abaixo o que corrobora com meu apontamento sobre a identidade religiosa local:

“A crença em sua ressurreição espalhou-se entre seus seguidores, que começaram a formar comunidades cristãs em torno de Jerusalém, cidade a partir da qual a igreja cristã se espalhou pelo mundo.”

Ornamento e revitalização

O processo de revitalização
(Créditos: Prefeitura de Praia Grande)

O ornamento da praça conta também com pedras Goiás, arbustos e flores de variadas espécies e cores. É possível acessar cada espaço com uma calçada e pisos de granito.

Antes o jardim dava lugar a um espelho d’água que rodeava as esculturas. Provavelmente foi removido pois moradores e os turistas usavam o local para banho e, com isso, poluíam as águas e “manchavam” a imagem do cartão postal da cidade.

Na sua reinauguração pós-revitalização, o local teve um show do cantor e compositor carioca Ivan Lins, vencedor do Grammy Latino nos anos de 2005 e 2009 e famosos pelos sucessos “Vitoriosa”, “Abre Alas”, “Lembra de mim” e “Começar de novo”.

No decorrer dos anos, serviu de ponto para protestos e manifestações, visto a intensa movimentação do lugar.

A Praça da Paz é um dos cartões postais da cidade e vale a pena registrar seu momento lá, além de frequentar o comércio ao redor.

FONTES:

Julio Batista

Sou Julio Batista, de Praia Grande, São Paulo, nascido em Santos. Auxiliar na tradução de artigos científicos para o português brasileiro na Universo Racionalista e colaboro com a divulgação de seu site e página no Facebook. Sou formado em História pela Universidade Católica de Santos e em roteiro especializado em Cinema, TV e WebTV e videoclipes pela TecnoPonta. Autodidata e livre pensador, amante das ciências, da filosofia e das artes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo