fbpx
Tutóia

Prefeitura de Tutoia abandona escolas dos povoados e educação acaba prejudicada

Não é de hoje que ouvimos falar que a educação é a base para a formação do cidadão e crescimento de um país. Entretanto, parece que a prefeitura de Tutoia, no Maranhão, não leva isso muito a sério.

O que está sendo visto em diversos povoados espalhados pelo município é o abandono de unidades escolares que deveriam abrigar alunos de várias idades, mas estão abandonadas e sendo degradadas pelo tempo e ação de vândalos.

A denúncia foi feita por Manoel Castro, presidente da AMOPPE – Associação dos Moradores e Pescadores dos Povoados Estiva, Baixa da Madeira e Ponta de Faca em seu canal no Youtube.

Começando pela escola do Povoado Itaperinha, zona rural de Tutoia, que está fechada e cheia de mato. No vídeo é possível ver o prédio todo abandonado, com o dinheiro público sendo gasto sem qualquer retorno para a população.

Ou seja, enquanto a região sofre com a falta de vagas para os alunos, existem prédios abandonados que foram criados para oferecer ensino, mas estão sem utilidade.

Outra denúncia de abandono foi registrada no Povoado Najar, na Unidade Integrada Francisco Alves do Nascimento.

No vídeo é possível ver que a escola está completa, mas nunca funcionou. Assim, os alunos da região precisam ir até o povoado do Barro Duro para estudar.

Um morador da região disse que é uma vergonha ver uma escola dessa fechada, e que ele precisa levar os filhos para longe para estudar.

O estado dessa escola é tão alarmante que os portões não têm cadeado e qualquer pessoa pode adentrar, sendo um chamariz para vândalos ou usuários de drogas.

“Prédios em ruínas, salas de aula vazias, sonhos esquecidos. Essa é a triste realidade de várias escolas em Tutóia, MA. Em vez de serem centros de conhecimento e desenvolvimento, essas instituições se tornaram símbolos do abandono e da negligência com a educação”, disse Manoel Castro no vídeo.

Para fechar a lista de escolas abandonadas em Tutoia, temos uma no Povoado Porto de Areia. A Unidade Escolar José Henrique de Oliveira teve a sua origem há muitos anos atrás graças a ação dos moradores, que construíram com a própria vontade.

Entretanto, o poder público interveio, e o que parecia um sonho, se tornou pesadelo!

O prédio antigo acabou sendo demolido durante o governo do prefeito Romildo com o intuito de construir uma nova unidade. Mas, o mandato acabou e tudo fico no cimento e tijolo.

Mais um pouco do dinheiro público jogado fora e entregue a degradação. Ali eram para funcionar 5 salas de aula, mas tudo foi abandonado.

Olhando esse cenário, Manoel Castro fez um pedido especial aos moradores dos povoados para que denuncie o abandono das escolas e cobre o poder público uma solução.

Além disso, se a prefeitura de Tutoia alegar que não existem a quantidade correta de alunos para que essas unidades possam atuar, uma alternativa seria doar o prédio para as associações, que fará o destino correto do lugar, oferecendo algum curso de especialização ou em outras formas de ensino.

Para ver os vídeos das denúncias, acesse o canal Manoel Castro – YouTube

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo